de aula, pois lembra férias e como as crianças estão na escola, mas com a cabeça nas
férias, é bem mais simples trabalhar com ela então.
Encontramos essa tirinha num blog muito legal que é o
http://tiadeiva.blogspot.com.br/2012/06/producao-de-texto-tirinhas.html?showComment=1452772950300#c3364960171526283941
Da Tia Deiva, é bem bacana e tem muito mais tirinhas lá, é uma boa sugestão.
E o legal de
se trabalhar com tirinhas de 3 quadros, é incentivar as crianças de que toda história tem começo, meio e fim e fazê-las pensar
que o começo, é a introdução, onde se descreve todo o cenário,
personagens etc. Não precisa fazer isso necessariamente
em apenas um parágrafo, mas quando a criança está iniciando a produção escrita, o
mais fácil para que
ela compreenda é que cada
parte do texto precisa ser num parágrafo. Com o
tempo, ela vai se apropriando dessa escrita e passa a usar mais que um parágrafo para escrever, por exemplo, o começo da história.
Ela deverá compreender que no meio da história sempre aparece um "problema" a ser resolvido, no caso da nossa tirinha, foi o coco caindo na cabeça da personagem. Se a criança já tiver domínio da escrita, irá florear ao máximo esse "meio" e ao chegar na última parte do texto, o fim, fará um bom desfecho...
Com minhas crianças de 2º ano, eu sempre falava que o texto precisava de, no mínimo, três parágrafos, mas nunca cobrava mais que os três, e dependendo da atividade, nem cobrava os três. Já com os de 3º ano, cobrava sempre os três. Com os do 4º ano, cobrava mais que três. Pedia que eles usassem dois parágrafos para cada parte do texto e agora com o 5º ano, irei cobrar mais que três parágrafos.
Espero que tenham gostado pessoal...
Deixem seus comentários para que possamos melhorar, as críticas serão todas bem vindas, desde que sejam construtivas.
Ajudem-nos, não precisamos de doações, apenas que acessem essa página e assistam nosso vídeo ao final dela: http://escoladegentefeliz.blogspot.com.br/p/renda-extra.html
Ela deverá compreender que no meio da história sempre aparece um "problema" a ser resolvido, no caso da nossa tirinha, foi o coco caindo na cabeça da personagem. Se a criança já tiver domínio da escrita, irá florear ao máximo esse "meio" e ao chegar na última parte do texto, o fim, fará um bom desfecho...
Com minhas crianças de 2º ano, eu sempre falava que o texto precisava de, no mínimo, três parágrafos, mas nunca cobrava mais que os três, e dependendo da atividade, nem cobrava os três. Já com os de 3º ano, cobrava sempre os três. Com os do 4º ano, cobrava mais que três. Pedia que eles usassem dois parágrafos para cada parte do texto e agora com o 5º ano, irei cobrar mais que três parágrafos.
Espero que tenham gostado pessoal...
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Ajudem-nos, não precisamos de doações, apenas que acessem essa página e assistam nosso vídeo ao final dela: http://escoladegentefeliz.blogspot.com.br/p/renda-extra.html
Um super
abraço e um carinhoso beijo no
coração
Professora Daniup Freitas
Professora Daniup Freitas
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