Nesta atividade, nossa companheira Selma Carvalho nos sugere a atividade a seguir, porém, como sempre, colocamos um pitaco a mais nas postagens para que tenham outras formas de aplicar uma mesma atividade.
Não se esqueçam de comentar e nos dar sugestões em cada postagem, pois serão muito úteis e deixando claro que suas sugestões poderão compor parte de nossas postagens. Portanto, não deixem de comentar!!
EU SOU ASSIM
(By Selma Carvalho)
Peça
aos alunos para trazerem uma caixa de sapatos, que será transformada em caixa
postal. O primeiro passo é fazer um corte horizontal em uma das laterais
menores da caixa, por onde vai passar um envelope.
Em seguida, numere-as e
determine quem será o dono de cada uma. Diga a todos que memorizem o próprio número.
Depois de prontas, coloque as caixas sobre a sua mesa. Numa segunda etapa,
organize um sorteio. Cada estudante vai retirar de um saquinho um número, que
será o da caixa de um de seus colegas, para quem ele escreverá uma carta. A
mensagem deve ser anônima. No texto, o aluno se descreve fisicamente e escreve
um pouco sobre seu dia-a-dia e seus gostos.
O
importante é dar informações suficientes para o destinatário
adivinhar quem ele é e, de quebra, conhecer um pouco mais sobre sua vida. Ninguém pode ver o colega depositar a carta na caixa.
Caso
contrário, acaba o mistério sobre o remetente.
Vocês poderão acessar o blog da Selma através deste link:
É muito bacana o blog dela!!!
E como sugestão do "Aqui tem Gente Feliz", trazemos uma variação, onde, ao invés de várias caixas diferentes, deixemos apenas uma na sala de aula que servirá de "Correios" e uma segunda, com os nomes dos alunos da sala, onde cada aluno deverá colocar a mão dentro, sem ter visão do que está pegando e sortear um nome, em revelar a ninguém.
Após isso, deverá escrever algumas informações sobre si mesmo, características entre outros, e falar como foi seu dia, semana etc. Tal qual, a Selma já sugeriu em sua dinâmica.
Nossa sugestão é que essa, não seja uma atividade apenas feita no início do ano, e sim, ao longo do mesmo, para que os educandos adquiram o hábito da escrita e compreendam seu verdadeiro significado que é a comunicação.
Trabalhando o ano todo, a criança poderá se interessar mais pela escrita e leitura, já que irá escrever para alguém e ao mesmo tempo, irá ler o que alguém o escreveu.
Quem conhece o "Projeto Correspondência" que há alguns anos muitas escolas faziam, vai lembrar que esta atividade é muito semelhante, porém, com a variação de ser feita na própria sala de aula.
Não há problemas se houver escolas que almejem ainda realizar o "Projeto Correspondência" da forma tradicional, mas, de certa forma, caiu em desuso após a grande onda das redes sociais.
Embora, não vejo problemas em adequar esse projeto correspondência via "cartas" e transformá-lo em projeto correspondência via "e-mails"
Nenhum comentário:
Postar um comentário